A Polícia Federal cumpriu oito mandados de prisão preventivas, quatro mandados de prisão temporárias, além de 25 mandados de buscas e apreensões de bens de 18 pessoas em três estados na manha desta terça-feira (6), durante a operação ARDEA ALBA (GARÇA BRANCA).
A operação visou uma quadrilha de traficantes que utilizavam aeronaves e carros, para arquitetar e despachar drogas do Pantanal Sul-matogrossense, para os grandes centros do pais. Os mandados foram cumpridos em diversos endereços de Mato Grosso do Sul, Bahia e São Paulo. Durante as investigações mais de 2,6km de cocaína foram apreendidas e mais de 10 ‘mulas’,(criminosos que recebem dinheiro para transportar drogas) foram presas.
Segundo nota da PF, a quadrilha agia nas cidades Sul-mato-grossenses de Coxim e Corumbá, onde era o centro logístico e dessas cidades, enviadas de aviões ou carros, para as grandes cidade de São Paulo e Bahia. Carros importados, joias, dinheiro, drogas e imóveis, adquiridos com dinheiro do tráfico de drogas, foram apreendidos pela Polícia Federal.
O nome ARDEA ALBA, que batizou a operação desta terça-feira, é em alusão ao nome científico da ave típica do Pantanal, a glamourosa GARÇA BRANCA.