A Polícia Militar por meio do Pelotão de Trânsito juntamente com agentes de trânsito intensificaram a fiscalização em Três Lagoas.
A ação visa, a aplicação eficácia das normas legais, cumprimento do papel de agente educador, por meio da orientação, da conscientização de pedestres e condutores de veículos nas vias públicas.
O efetivo do Pelotão de Trânsito do 2º BPM reforçou o policiamento com ações preventivas, repressivas no trânsito e a realização de procedimentos, principalmente abordagens e orientações, através de blitz que é um procedimento utilizado para fazer a devida fiscalização, pois permite flagrar, além de infrações e crimes de trânsito, outras irregularidades como veículos furtados ou roubados, além do foco principal, que é na redução de acidentes e sanar irregularidades, visando garantir a segurança viária e coibir práticas delituosas.
Nos três primeiros meses do ano de 2023 foram lavrados 1.607 autos de infração de trânsito, sendo:
- 38 condutores notificados por conduzir veículo automotor sob influência de álcool ou substância psicoativa;
- 171 condutores notificados por conduzir veículo automotor sem possuir CNH;
- 70 condutores notificados por conduzir veículo automotor estando com a CNH vencida há mais de 30 dias;
- 53 condutores notificados por avançar sinal vermelho do semáforo;
- 69 condutores notificados por falar ou manusear o celular enquanto conduz veículo automotor;
- 83 motocicletas e 27 carros, apreendidos e encaminhados ao Detran por irregularidades diversas.
O objetivo da fiscalização conforme a PM, é garantir um trânsito seguro coibindo o desrespeito à lei, por meio de conscientização da população sobre a importância das regras gerais de circulação.