Mato Grosso do Sul em alerta: Onda de calor e umidade baixa atingem níveis desérticos.

Mato Grosso do Sul está sob alerta devido a uma onda de calor e baixa umidade, com níveis comparáveis aos de regiões desérticas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ambos os avisos são classificados como de “perigo”.

Nos próximos dias, o estado poderá registrar temperaturas máximas de até 39°C, enquanto a umidade relativa do ar pode atingir o mínimo de 10%. O alerta de calor permanece em vigor até a terça-feira (10).

Nesta segunda-feira(09), espera-se uma máxima de 37°C, com umidade entre 15% e 40%. Já na terça-feira(10), os termômetros devem marcar até 36°C, com umidade mínima de 15%.

Na quarta-feira(11), a temperatura será de 36°C, com umidade em torno de 12%. Na quinta-feira(12), os termômetros podem chegar a 39°C, com umidade mínima de 10%. Esse cenário de baixa umidade afeta 69 municípios, e o alerta de perigo terminou às 19h de domingo.

Uma imagem divulgada pelo Inmet mostra Mato Grosso do Sul em alerta para a baixa umidade. O instituto alerta ainda para o risco de incêndios florestais, além de impactos na saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

Recomenda-se ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol durante as horas mais quentes do dia, usar hidratante para a pele e manter os ambientes umidificados.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

A previsão para os municípios mostra que na próxima semana, as temperaturas variam entre 39°C e 42°C. Em Miranda, os termômetros ficam entre 39°C e 40°C; em Três Lagoas, de 37°C a 39°C; em Dourados, de 38°C a 40°C; em Bonito, de 38°C a 40°C; e em Bodoquena, de 37°C a 39°C.

 

H+

Artigos Relacionados