A OPERAÇÃO VETUS, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, está sendo deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em todo território estadual, e tem como foco a repressão a crimes praticados contra pessoas idosas
Na última sexta-feira (26/08), a Delegacia Regional de Polícia de Três Lagoas/MS, através de agentes da SIG (Seção de Investigações Gerais) e do NRI (Núcleo Regional de Inteligência), desencadeou diligências no âmbito da Operação VETUS, culminado na recuperação e apreensão de três aparelhos de telefones celulares, todos os objetos de furtos, tendo como vítimas pessoas idosas.
O primeiro aparelho recuperado pela SIG durante a operação foi furtado há um mês, em uma festa no Bairro Vila Verde, tendo como vítima um homem, de 62 anos de idade. Após diligências das equipes policiais, o objeto foi encontrado em posse de um adolescente, de 17 anos de idade, o qual informou que o aparelho era presente de sua mãe, e então, ambos foram conduzidos a sede da SIG, onde inicialmente a mulher afirmou que havia adquirido o aparelho de um desconhecido.
Posteriormente, formalmente ouvida pelo delegado responsável, a mulher esclareceu que a vítima era seu ex-convivente, e o adolescente acabou confessando que havia furtado tal aparelho da vítima, numa festa em que todos estavam. O adolescente será responsabilizado através de auto de apuração de ato infracional equiparado ao crime de furto.
Outro aparelho recuperado pela SIG foi furtado no mês de junho, no Bairro Paranapungá, do interior da residência da vítima, de 65 anos de idade, que havia saído para trabalhar. As equipes da SIG realizaram investigações e acabaram localizando o objeto em posse de uma adolescente, de 16 anos de idade, a qual alegou ter adquirido o aparelho em um site de compra e venda. A adolescente também terá instaurado em seu desfavor um auto de apuração de ato infracional, porém pelo crime de receptação culposa.
Ainda foi recuperado pelos agentes da SIG um aparelho de telefone celular furtado de uma mulher, de 62 anos de idade, no Bairro Carioca, enquanto ela estava em um supermercado. Durante as investigações, a equipe policial identificou que quem estaria em posse do aparelho seria um homem, de 38 anos de idade, que foi localizado pelos investigadores, tendo o objeto em sua posse. Indagado, ele afirmou que havia adquirido o aparelho através de um site de vendas, por um valor abaixo do valor de mercado. Ouvido em declarações na sede da SIG, ele confirmou as informações, e poderá ser processado pelo crime de receptação.
Os três aparelhos recuperados foram avaliados em R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), e após as providências de praxe, foram restituídos aos seus legítimos proprietários.
A SIG/TL (Seção de Investigações Gerais de Três Lagoas/MS) solicita a colaboração e apoio de toda população trêslagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.