O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos concursos”, será realizado no domingo, 18 de agosto, e é o maior concurso público da história do Brasil em número de inscritos, com mais de 2 milhões de participantes. O concurso oferece mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais, e as provas serão aplicadas em diversas cidades do país, incluindo Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
Desde o anúncio do concurso em setembro do ano passado, houve várias mudanças, incluindo um adiamento da data original de aplicação das provas, que seriam realizadas em 5 de maio, mas foram adiadas devido a chuvas históricas no Rio Grande do Sul. Mais de 30 mil candidatos desistiram e solicitaram reembolso, alterando o perfil dos inscritos.
O cronograma inclui a divulgação dos cadernos de prova no dia 18 de agosto, dos gabaritos preliminares no dia 20 de agosto, e das notas finais em 8 de outubro. A previsão é que os resultados finais sejam divulgados em 21 de novembro, com as convocações para posse e cursos de formação começando em janeiro de 2025.
*G1