Mato Grosso do Sul, após queda no número de casos de covid, está elaborando um documento com recomendações a serem encaminhadas ao Comitê do Prosseguir (Programa de Segurança da Economia e da Saúde), entre elas a flexibilização do uso de máscaras, agora em locais fechados.
Segundo o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, as medidas serão discutidas durante reunião e anunciadas para a população nos próximos dias.
“Estamos tomando algumas medidas e elaborando um documento para encaminhar ao Comitê do Prosseguir. São recomendações que entendemos que, neste momento, são válidas. Alguns estados, por exemplo, acham precoce a retirada de máscaras, enquanto outros já tomaram decisões. Nós já abolimos em locais abertos e agora discutimos as medidas em locais fechados”, afirmou o secretário.
Conforme Resende, os critérios a serem discutidos são baseados em orientações científicas e com base na queda dos casos de covid em Mato Grosso do Sul. “Vamos discutir os dados, em especial os últimos 7 dias, além do número de hospitalizações. Após estudar tudo isso, vamos tomar a decisão e, certamente, divulgar para a população”, finalizou.

MS caminha para tratar doença como endemia
Mato Grosso do Sul atingiu mais de 90% da meta vacinável, na última semana de fevereiro deste ano e caminha para tratar a Covid-19 como uma doença endêmica, algo que inclusive já é discutido em outros estados brasileiros e países do exterior. Atualmente, o novo coronavírus é considerado uma pandemia, quando a doença é encontrada em mais de um continente, com transmissão comunitária.
“Nós tivemos a meta atingida e estamos discutindo com diversos gestores. Neste momento, temos especialistas apontando que doença deixará de ser pandêmica para endêmica, assim como é a influenza e outras doenças virais. Desta forma, a covid vai estar dentro do calendário de vacinas, como algo regular”, explicou Resende.