Governo investirá em 400 câmeras corporais em policiais e bombeiros no estado

O Estado de Mato Grosso do Sul (MS) se prepara para a aquisição de 400 câmeras corporais que serão instaladas nos uniformes de policiais e bombeiros. A iniciativa, liderada pelo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, surge após o posicionamento favorável do Estado em aderir à futura ata de registro de preços aberta pelo governo federal.

O interesse de MS faz parte de uma mobilização nacional, na qual 13 estados, incluindo MS, buscam integrar suas forças de segurança às diretrizes federais para o uso de câmeras corporais. Os estados de Roraima e Paraíba, por exemplo, já apresentaram propostas para utilizar o orçamento da União neste contexto.

O secretário Videira destacou que a Polícia Militar (PM) pretende empregar a tecnologia em diversas áreas como fiscalização de trânsito, no Programa Mulher Segura e no combate à violência doméstica. A Polícia Científica utilizará as câmeras nas perícias em locais de crime. Já a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros focarão no cumprimento de mandados e em situações de incêndio e acidentes, respectivamente. 

Cada instituição será responsável por disciplinar o uso das câmeras, sob a supervisão de seus respectivos comandantes ou coordenadores. Videira reforçou que ao registrar seu interesse, o Estado de Mato Grosso do Sul solicitou que os recursos para compra do equipamento não sejam abatidos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), garantindo assim o cumprimento integral do planejamento das forças de segurança estaduais.

H+

Artigos Relacionados