Quatro pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (8) durante a segunda fase da Operação Adsumus, contra o tráfico de drogas em Naviraí, Fátima do Sul, Nova Andradina e Dourados. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Naviraí.
A ação teve como finalidade desarticular pontos de tráfico de drogas, conhecidos como ‘bocas de fumo’, e identificar integrantes de organização criminosa ligada ao PCC (Primeiro Comando da Capital), atuante na região sul do Estado.
Um homem de 29 anos foi preso em flagrante no Residencial Deputado Federal Nelson Trad com 534 gramas de maconha, duas balanças de precisão, embalagens plásticas e um celular Samsung.
Um suspeito de 30 anos tinha 30 gramas de cocaína e 1 grama de crack, além de embalagens plásticas e quatro celulares na casa que mora no Centro de Naviraí.
Uma mulher de 36 anos foi flagrado na Vila Nova com 620 gramas de cocaína, 494 gramas de crack, 306 gramas de maconha e 48 gramas de haxixe, além de três balanças de precisão, R$ 344,00 em espécie e dois aparelhos celulares.
Em dois imóveis de um suspeito de 30 anos, sendo um no Condomínio Nelson Trad e outro na Vila Nova, os policiais civis apreenderam 21,33gr de crack, 2,92gr de maconha, balança de precisão, dinheiro fracionado, anotações do tráfico, celulares, rádio comunicador e câmeras de segurança.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os agentes encontraram uma arma de pressão modificada para calibre .22 e duas munições calibre .22 debaixo do colchão do quarto na casa de um jovem de 23 anos no Bairro Boa Vista.
A operação somou quatro prisões em flagrante por tráfico de drogas; uma ocorrência de posse irregular de arma de fogo; apreensão de mais de 2 kg de drogas diversas (maconha, crack, cocaína e haxixe); apreensão de dinheiro, balanças de precisão, celulares, munições e instrumentos de tráfico; e o cumprimento integral dos 14 mandados de busca e apreensão.
O nome da operação, “Adsumus”, vem do latim e significa “estamos presentes” ou “aqui estamos”, representando a presença do Estado no combate à criminalidade organizada e a repressão aos crimes violentos em Naviraí.
Primeira fase de operação contra tráfico começou após roubo
Em julho de 2025, a Polícia Civil deflagrou a primeira fase da Operação Adsumus. Oito pessoas foram presas por suspeita de integrar organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e roubos de veículos na região de Naviraí.
Foram quatro presos em Campo Grande, três em Naviraí e um em Água Clara. Ainda foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, sendo sete em Naviraí e um em Três Lagoas.
Em outros dois endereços em Naviraí também foram encontrados entorpecentes, porém os suspeitos não foram localizados. A operação foi deflagrada após a investigação de um roubo no dia 28 de maio.
Na época, uma idosa foi mantida em cárcere, teve um veículo Fiat Toro roubado, além de celulares e R$ 22 mil por meio de transferências Pix. Dois dos suspeitos foram presos no dia 29 e o terceiro em 3 de junho. A investigação desse crime levou à identificação de seis outros suspeitos, apontando para a existência dessa organização criminosa.