Nesta manhã (25), o diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Antônio Fernando Souza Oliveira, esteve em Dourados para participar da inauguração da maior delegacia da instituição no Brasil. Ela tem heliponto, área de treinamento e auditório como diferenciais em relação às outras delegacias de Mato Grosso do Sul.
Oliveira destacou o papel estratégico do novo prédio. “Nós entendemos a presença estratégica da PRF nessa região e a necessidade de que esse trabalho tenha apoio da gestão central para ter ainda mais efetividade”, falou.
A inauguração está alinhada com a política nacional de fortalecer presença em regiões de fronteira. “O fortalecimento do policiamento de fronteira é uma política que a PRF tem se empenhado em levar adiante”, disse. “Aqui é um ponto estratégico para a gente conseguir dar esse primeiro passo”, reforçou.

O diretor-geral também afirmou que o prédio vai contribuir para os servidores entregarem mais resultados. A sede da delegacia funcionava num espaço alugado desde que a antiga, localizada ao lado do posto fiscal da BR-163, sofreu danos causados por um temporal. “A estrutura física é uma valorização e a possibilitação do trabalho do agente da PRF. O que a gente entrega à sociedade é graças à excelência e à capacidade do agente, a estrutura física é só um meio de garantir um trabalho ainda melhor”, declarou.
O superintendente da PRF em Mato Grosso do Sul, João Paulo Pinheiro Bueno, também participou da inauguração. Ele afirmou que a nova delegacia poderá aumentar a capacidade de combate ao crime na região. “A delegacia de Dourados já tem um combate ao narcotráfico muito eficiente. Hoje, Mato Grosso do Sul está com 251 toneladas de maconha apreendidas, 12 toneladas de cocaína e boa parte dessa apreensão vem da nossa delegacia. A gente acredita que vai aumentar a capacidade e combater com mais eficiência”, finalizou.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, afirmou que a delegacia “demonstra a grandiosidade da PRF” e é fruto de parcerias. “Município doando a área, o esforço do Governo do Estado junto à Bancada Federal, a quem agradecemos a liberação dos recursos”, concluiu.
O chefe local da PRF, inspetor Waldir Brasil, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira, e o prefeito Marçal Filho também estavam presentes na inauguração.
Estrutura – O prédio foi batizado de Delegacia Especializada de Fronteira e fica na Rua Idelfonso Pedroso, atrás do estádio Douradão, no Parque dos Jequitibás. A obra começou em março de 2024 e foi concluída no início deste mês. A PRF vai ocupar o novo local imediatamente.
A construção custou R$ 7,5 milhões em recursos federais angariados pela banca federal. A responsável foi a empresa JP Engenharia, de Dourados.
A nova delegacia tem 1.220 m² de área construída e está dividida entre setores administrativos, núcleo de inteligência, área tática, alojamentos masculinos e femininos, estacionamento, academia, o auditório com capacidade para mais de 100 pessoas, o espaço de treinamento e o heliponto.
Fonte: Campo Grande News



