Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam uma carreta baú carregada com mais de 4,4 toneladas de drogas no sábado (26), em Nova Alvorada do Sul. Um homem de 39 anos, que dirigia o veículo, foi preso em flagrante.
A abordagem ocorreu durante patrulhamento pela BR-267, em área rural do município. No compartimento de carga da carreta, os policiais encontraram 4,3 toneladas de maconha, 182,4 quilos de skunk – conhecida como “supermaconha” – e 2 quilos de haxixe.
Segundo o portal Diário Corumbaense motorista confessou que receberia R$ 50 mil para levar a carga de Campo Grande até Rondonópolis (MT). O material apreendido e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), em Dourados.
De acordo com estimativas do DOF, o prejuízo ao crime organizado ultrapassa R$ 11 milhões.
A apreensão faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O DOF reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 0800 647 6300, com atendimento gratuito e sigiloso, disponível 24 horas.
TRÁFICO DE DROGAS
O tráfico de drogas é um problema crescente no Brasil.
Comércio, transporte e armazenamento de cocaína, maconha, crack, LSD e haxixe são proibidos no território brasileiro, de acordo com a Lei nº 11.343/2006.
Mas, mesmo proibidos, ainda ocorrem em larga escala em Mato Grosso do Sul. O Estado é reconhecido como um importante corredor no Brasil, devido à sua extensa fronteira com outros países e é uma das principais rotas utilizadas para a entrada de substâncias ilícitas no país.
O tráfico resulta em diversos crimes direta e indiretamente, como furto, roubo, receptação e homicídios.
Dados divulgados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) apontam que 8.765 quilos de cocaína, 1.794.089 quilos de maconha e 75 quilos de outras drogas foram apreendidos, entre 1º de janeiro e 18 de julho de 2025, em Mato Grosso do Sul.
A apreensão de drogas cresceu 151% no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024, no Estado.
Números mostram que 116,3 toneladas de entorpecentes foram apreendidas entre 1º de janeiro e 31 de março de 2025, frente a 46,2 toneladas capturadas no mesmo período do ano passado. O número representa um crescimento de 151%.
Os órgãos responsáveis em apreender entorpecentes são Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PMMS), Polícia Civil (PCMS) e Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Fonte: gdsnews