Moradora de um condomínio na região do Centro Oeste flagrou uma nuvem funil, no céu de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (14), minutos antes de começar a chuva no bairro.
A cena assustou a moradora que viu o tempo nublado e decidiu filmar, quando flagrou o exato momento da formação da nuvem funil.
“Aqui está tendo muitos trovões e raios toda hora. Começou os pingos grossos, e comecei a filmar”, conta Fernanda Tauana.
Outro registro em MS
Não é só em Campo Grande que moradores registram o formato em dia de chuva. No dia 17 de dezembro, um morador de Chapadão do Sul, a 330 km de Campo Grande, fez um vídeo similar.
As imagens foram gravadas por Thomas Willian e mostram a coluna de ar em rotação se estendendo a partir de uma nuvem de tempestade. O registro chamou a atenção de moradores e foi divulgado pelo site Correio News.
De acordo com especialistas, a nuvem funil é caracterizada por uma rotação de ar que se projeta da base de uma nuvem do tipo cumulonimbus em direção ao solo ou à água. Apesar da aparência impressionante, o fenômeno não chega a tocar o chão, o que o diferencia de um tornado.
Meteorologistas explicam que esse tipo de formação está ligado à presença de um mesociclone dentro da nuvem de tempestade, responsável pela rotação do ar. O fenômeno surge a partir do encontro de correntes de vento em sentidos opostos e pode evoluir para um tornado, dependendo da intensidade das condições atmosféricas.
Fonte: Campo Grande News




