Na manhã desta sexta-feira (26), peões de uma fazenda no município de Selvíria, a 403 quilômetros de Campo Grande, encontraram seis vacas da raça Nelore mortas ao longo da pastagem, vítimas de descarga elétrica provocado por cabos de alta tensão que estavam expostos no chão.
Segundo a proprietária da fazenda, o acidente aconteceu devido à má conservação de um poste de madeira que pertence à rede da concessionária. O poste não teria suportado as condições e acabou caindo, derrubando os fios de alta tensão, ainda energizados, dentro da área do pasto.
O problema com a concessionária de energia Elektro, responsável pelo fornecimento de energia em Trés Lagoas e região, seria recorrente, conforme reportagem do portal Perfil News. “Infelizmente essa é a realidade da inoperância da Elektro, que não presta a devia assistência nem realiza a manutenção necessária em sua rede elétrica no meio rural. Já fizemos reclamações, participamos de reuniões no Sindicato Rural com representantes da empresa, mas nada foi feito. O resultado é um prejuízo superior a R$ 30 mil. Esse foi o ‘presente de Natal’ que a Elektro nos deu”, disse a proprietária a reportagem do Perfil News.
Moradores de propriedades da região do Katayama, também denunciam constantes picos e oscilações de energia. As quedas frequentes têm causado a queima de eletrodomésticos e equipamentos, ampliando os prejuízos. A empresa ainda não se manifestou.



