Homem depreda UPA, furta cadeira de rodas e agride mulher em Dourados

Um homem de 38 anos foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (16) após provocar uma sequência de crimes que começou dentro da UPA 24h do bairro Terra Roxa, em Dourados, e terminou às margens da BR-163.

Segundo a ocorrência registrada pela Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), por volta das 5h o suspeito, iniciou um tumulto dentro da unidade de saúde, depredando a área verde e danificando equipamentos. Entre os prejuízos constatados estão dois computadores, uma impressora, macas jogadas ao chão, lixeira quebrada e prontuários médicos espalhados pelo corredor.

Após a destruição, o homem furtou uma cadeira de rodas e deixou o local, seguindo pela rua Coronel Ponciano em direção ao viaduto. No caminho, acabou atingindo uma ciclista de 47 anos com o equipamento que seguia para o trabalho em sua bicicleta elétrica. A vítima caiu no canteiro da rodovia e sofreu lesão no joelho esquerdo, além de dores na perna. Ela foi socorrida pela Guarda Municipal e encaminhada à própria UPA para atendimento.

Enquanto isso, populares conseguiram conter o agressor em frente a um motel localizado às margens da BR-163. O homem apresentava escoriações decorrentes da imobilização, mas teve seus direitos preservados e foi encaminhado à Depac, algemado para evitar risco de fuga e garantir a segurança de todos.

A cadeira de rodas furtada foi recuperada e devolvida à unidade de saúde. Funcionários e o médico plantonista registraram imagens da destruição, que foram entregues às autoridades como prova.

O caso foi registrado como lesão corporal dolosa, furto e dano qualificado contra o patrimônio público, e será investigado pela Polícia Civil.

Nota de esclarecimento da UPA

A Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud) informou que, na madrugada do dia 16 de setembro, o paciente deu entrada na unidade encaminhado pelo SAMU em crise comportamental, com histórico de surto psicótico. Segundo a nota, ele apresentava comportamento agressivo, agitado e confuso, além de estar desacompanhado.

O paciente chegou medicado e em estado sonolento, passou por avaliação médica, mas evadiu da unidade às 5h, retornando cerca de 40 minutos depois mais agressivo, momento em que causou danos à estrutura física e aos equipamentos da área verde.

A Funsaud também esclareceu que o mesmo paciente já havia sido atendido no dia 14 de setembro, trazido pelo irmão após uma crise convulsiva, tendo recebido medicação e alta no dia seguinte.

A direção da UPA afirma que a equipe multiprofissional atuou prontamente, acionando segurança e suporte para garantir a integridade de pacientes, acompanhantes e servidores. Destacou ainda que já está adotando providências para avaliar os prejuízos e recuperar os equipamentos danificados, além de reforçar o compromisso com a segurança, o acolhimento e o atendimento humanizado.

Artigos Relacionados