Dourados tem madrugada gelada e registra dia mais frio do ano com 1,7°C

Após chuvas ocorridas durante o primeiro dia da semana, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul registrou o dia mais frio ano nesta terça-feira (24). Conforme dados do Guia Clima da Embrapa (Empresa Brasileia de Pesquisa Agropecuária), a temperatura foi de 1,7°C às 4h30.

Segundo o Guia Clima, há risco de ocorrência de geada em alguns pontos da cidade. “Em média, quando a temperatura mínima no abrigo meteorológico atinge 3 a 4ºC, a temperatura na superfície situa-se em torno de 0ºC”, diz um aviso emitido pelo instituto.

Para esta terça (24) e quarta-feira (25), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo estável em Mato Grosso do Sul, com predomínio de sol e variação de nebulosidade.

As temperaturas apresentam acentuado declínio, com mínimas muito baixas nas primeiras horas do dia. Há possibilidade de ocorrência de geadas de intensidade fraca a moderada, principalmente na região sul do Estado.

A combinação do resfriamento noturno e da alta umidade favorece a formação de nevoeiros e neblinas, sobretudo durante o período da madrugada e início da manhã.

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 1-3°C e máximas entre 11-19°C para as regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados.

Já para a quinta (26) e sexta-feira (27), a previsão indica tempo com sol, aumento de nebulosidade e probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada.

Na cidade, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, especialmente na metade sul do Estado.

Essa situação meteorológica ocorre devido ao intenso transporte de calor e umidade, aliado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica.

Cuidados redobrados

Diante das condições climáticas, a Defesa Civil orienta a população a adotar alguns cuidados para preservar a saúde.

A diretora técnica do órgão em Dourados, Rosane Johann Braun, diz que este é um trabalho preventivo e que a mudança brusca de temperatura requer cuidados redobrados, principalmente com crianças e idosos.

Fonte: Midiamax

Artigos Relacionados