1ª morte por meningite de 2024 em Campo Grande é de menina de 7 anos

Uma menina de 7 anos faleceu na última terça-feira (1º) em decorrência de meningite meningocócica, associada à meningococemia, no Hospital Cassems. A criança também testou positivo para Covid-19, de acordo com uma nota da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). Este é o primeiro caso de morte por meningite meningocócica no ano. Apesar de estar com a vacinação em dia, incluindo três doses da vacina contra meningite C, a última delas em fevereiro de 2020, e sem comorbidades ou histórico de viagem, a doença evoluiu rapidamente.

A Sesau tomou medidas de contenção, realizando quimioprofilaxia para pessoas que tiveram contato próximo com a criança. Ao todo, 36 pessoas, entre familiares e colegas de escola, foram medicadas como medida preventiva.

A meningite pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e parasitas, sendo a bacteriana uma das formas mais graves. A vacinação é a principal forma de prevenção, com vacinas como a meningocócica conjugada C, BCG, pentavalente e pneumocócica disponíveis no SUS para diferentes faixas etárias.

 

 

Com informações g1

Artigos Relacionados