No início da manhã de domingo (25), a Polícia Militar de Costa Rica foi acionada pelo Hospital da Fundação Hospitalar, após um indivíduo de 28 anos, identificado como A.B.G.M., falecer devido a um ferimento de arma branca no pescoço. A vítima chegou ao hospital com uma lâmina de faca de mesa presa em seu pescoço, após uma briga em sua residência, envolvendo dois indivíduos.
A vítima tinha um histórico de envolvimento em furtos, uso de entorpecentes e consumo de bebidas alcoólicas. Sua companheira, que também foi alvo de tentativa de homicídio pelos mesmos agressores, testemunhou o ocorrido. Ela relatou que, durante a madrugada, estava em casa quando seu marido chegou alcoolizado. Cerca de duas horas depois, dois indivíduos, identificados como C.E.S.R.S, de 26 anos, e um menor de 14 anos, chegaram à residência pedindo comida. Enquanto ela esquentava a comida, ouviu uma discussão e, ao sair, viu seu marido já esfaqueado na garganta por C.E.S.R.S.
Após o ataque, C.E.S.R.S. tentou atacar a companheira da vítima, mas não percebeu que a lâmina havia ficado presa no pescoço da vítima, estando com apenas o cabo da faca. Ela conseguiu fugir e, posteriormente, voltou com um vizinho para tentar ajudar seu marido, que não resistiu.
Os autores, conhecidos pela polícia por envolvimento em crimes contra o patrimônio e uso de drogas, foram localizados cerca de meia hora após o crime, ainda possivelmente vestindo as roupas usadas no ato. A Polícia Civil e Peritos Criminais foram acionados para o local do homicídio. O 2º Tenente Mendes elogiou a eficiência dos militares em resolver rapidamente o caso, destacando que Costa Rica estava há quase um ano sem registrar homicídios.